Olá tudo bem?

Vou começar este post contando meu caso para vocês, quando cheguei na Espanha em 2005, vim com visto de estudante para um curso de espanhol de 4 meses, o visto foi concedido pelo consulado Espanhol de Porto Alegre, onde nasci e residia, vim com o visto com direito a 180 dias de estadia pela Europa, após este tempo deveria voltar ao Brasil, pois este visto não me dava direito de renovar desde a Espanha.

Tive que voltar para o Brasil para renovar, neste meio tempo, fiquei 1 ano irregular na Espanha, no qual não recomendo para ninguém, simplesmente por motivos de limitações para tudo. Estando ilegal na Espanha, te impossibilita de fazer muitas coisas, viajar, trabalhar e ir ao médico, além claro, a possibilidade de te deportarem.

Para mim estudar num outro país foi completamente enriquecedor, em todos os aspectos da minha vida, é uma experiência que todos deveriam ter e provar esta oportunidade. É um crescimento pessoal e cultural que nunca teria tido se tivesse ficado na minha zona de conforto no Brasil.

Aqui fica a minha super dica, todo e qualquer visto que você fizer para estudar na Espanha, ele deve ser superior a 6 meses de estudos com 20 horas semanais de aula.

Espanha é considerada um dos melhores países para Estudar e fazer intercâmbio, muitos estudantes internacionais de muitos lugares do mundo, vem para a Espanha ter esta experiência. Considerada um país de bom clima, integração, festa e bom custo de vida.

Recentemente a Espanha abriu mais uma porta de entrada, com a liberação de visto de estudo de idioma que dá direito a trabalho, antes era somente para estudantes de Universidades ou pós graduações.

Se você tem interesse de estudar aqui na Espanha, podemos te ajudar, sou sócio do https://www.agoraespanhol.com/

info@agoraespanhol.com

​Requisitos para solicitação de visto de estudante, mobilidade estudantil, estágio não remunerado ou de voluntariado.

PROCEDIMENTO Estão aptos a realizar este trâmite os cidadãos residentes na região consular da Embaixada da Espanha em Brasília.

Fonte: http://www.exteriores.gob.es/Embajadas/BRASILIA/es/Embajada/ServiciosConsulares/ConsularesBrasilia/VISADOS/Paginas/Visto-de-Estudos.aspx

O trâmite também pode ser: https://www.vivernaespanha.com/consulados-espanhol-no-brasil/

Para a realização deste trâmite é necessário a marcação prévia de horário no seguinte site:    Solicitar horário na Seção Consular

  • É necessário marcar um horário para cada solicitante.
  • Lembre-se que é necessário apresentar toda a documentação completa para evitar atrasos ou ter que voltar novamente.
  • O horário de busca de documentos é de 8h30 às 10h00, de segunda à quinta-feira (neste caso não é necessário marcar horário previamente).

REQUISITOS PARA SOLICITAÇAO DO VISTO

  • Apresentar pessoalmente toda a documentação completa, separando os originais e as fotocopias.Importante: é necessário apresentar cópia de todos os documentos.
  • Todos os documentos deverão ser traduzidos para o espanhol por tradutor juramentado.
  • A solicitação deve ser apresentada com antecedência mínima de 30 dias da data prevista para a viagem.
  • Quando a solicitação for finalizada, o solicitante será comunicado diretamente pela Embaixada para que possa buscar seu visto.
  • Caso a estadia tenha duração superior a seis meses, o estrangeiro deverá solicitar a Carteira de Identidade de Estrangeiro, dentro do prazo mínimo de um mês após a sua entrada efetiva na Espanha.

DOCUMENTAÇÃO

  1. Formulário de solicitação de visto nacional, devidamente preenchida e assinada pelo interessado/a.
  2. Passaporte comum válido até pelo menos 6 meses após a saída do território + cópia da folha de dados e fotocópia das folhas que tenham sido utilizadas.
  3. 2 fotos 3×4 recentes, coloridas e com fundo branco.
  4. Documento original de admissão do centro de destino de ensino ou científico espanhol em que conste:
    1. Nome, endereço e e-mail do centro
    2. Nome, endereço e endereço de e-mail do responsável pelo curso
    3. Carga horária (mínimo de 20 horas semanais) e datas de início e fim do curso.
  5. Comprovante de residência e título de eleitor.
  6. Diploma ou histórico acadêmico dos últimos estudos apostilado em cartório e traduzido para o espanhol por um tradutor juramentado.
  7. Apresentar provas documentais que atestem que o solicitante dispõe de meios financeiros suficientes para toda a sua estadia na Espanha.  Documentação: Imposto de renda, Extrato bancário dos 3 últimos meses e 3 últimos contracheques. No caso de consegui uma bolsa de estudos, documentação que comprove. Nos casos em que os pais do aluno se responsabilizem, apresentar documento lavrado em cartório, apostilado em Cartório e traduzido para o espanhol por um tradutor juramentado.
  8. Seguro médico de viagem, traduzido ou em espanhol, adequado e válido para cobrir quaisquer despesas que possam surgir em caso de repatriamento por razões médicas e morte, cuidados de emergência médica ou de cuidados hospitalares urgentes durante a sua estadia ou estadias no território dos Estados-Membros. O seguro deverá ser válido no território dos Estados-Membros e abranger todo o período de permanência ou de trânsito que o solicitando tenha previsto.
  9. Pagamento das taxas: 262 reais (pagamento somente em dinheiro).

CASO A DURAÇÃO DOS ESTUDOS EXCEDA 6 MESES, SERÁ EXIGIDO, AINDA: 

• Atestado médico (ver modelo oficial) não sofrer de algumas das doenças que possam afetar a saúde pública, em conformidade com as disposições do Regulamento Sanitário Internacional de 2005. O referido atestado deverá ter assinatura do médico reconhecida em Cartório.

 • Certidão de Antecedentes Criminais, emitido pelo Departamento da Polícia Federal brasileira e do país ou países onde tenha vivido nos últimos cinco (5) anos. O Certidão deve estar apostilado no Cartório e traduzido pelo para o espanhol por um tradutor juramentado e validade até minimo de 15 dias ate a data de caducidade. 

 CASO O ESTUDANTE SEJA MENOR DE IDADE, SERÁ EXIGIDO, AINDA:

  • Autorização dos pais, lavrada em cartório, ou de quem possua a guarda legal do solicitante, autorizando a estadia e compromisso de financiamento (traduzida para o espanhol por tradutor juramentado).
  • Relatório favorável da autoridade governamental espanhola caso os estudos forem financiados por pessoas residentes na Espanha, alheias a quem tenha a guarda do solicitante. 

Fonte: http://www.exteriores.gob.es/Embajadas/BRASILIA/es/Embajada/ServiciosConsulares/ConsularesBrasilia/VISADOS/Paginas/Visto-de-Estudos.aspx

Um abraço, Caroline

Por favor faça comentários

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *