Portugal x Espanha

Por: Ana Pacheco Morou 2 anos em Caicais e agora faz 5 meses que vive em Madrid.

Portugal e Espanha, embora tão próximos e historicamente já terem sido um só país, possuem enormes diferenças .

Os portugueses são, em sua maioria, pessoas mais retraídas, menos hospitaleiras, o que para um país que tem boa parte de suas receitas oriundas do turismo, convenhamos que este modo de ser não é muito positivo para a atividade. Ja na Espanha percebe-se um esforço maior em receber o estrangeiro, principalmente o turista, de forma mais leve e acolhedora. O Espanhol adora socializar e interagir. Não por acaso, a Espanha é o país do mundo com mais bares e restaurantes per capita.

Quanto a culinária, os dois países possuem grande variedade de opções com muita qualidade.
Em ambos aprende-se um idioma novo, sim, porque se engana quem pensa que em Portugal é o mesmo português falado no Brasil. O português falado lá é tão diferente do nosso que muitas vezes parece um outro idioma, e de fato para os portugueses o é. Para eles o idioma falado no Brasil não é português mas sim “brasileiro”. O mesmo ocorre com o espanhol em relação aos outros povos hispânicos .

O ensino escolar em linhas gerais também difere em sua forma. Como exemplo em Portugal, a matemática ministrada foca no desenvolvimento do “exercício” e não no resultado final que, mesmo estando correto, não pode ser feito de forma diferente a tradicional. Não existe flexibilidade. Tal fato causa dificuldade em boa parte dos jovens estrangeiros nas escolas portuguesas.

Já na Espanha a matemática é a Universal. As escolas em Portugal podem ser públicas, privadas ou internacionais. Já na Espanha além dessas opções existem as “Concertadas” onde você paga uma parte e o governo outra. Os valores de escolas privadas e internacionais se equivalem nos dois países.

Em relação ao custo de vida, a Espanha é em média 30% mais cara, esse valor é sentido em restaurantes, supermercado e contas de consumo (com exceção dos combustíveis). Os aluguéis e valor de imóveis são bem parecidos quando comparamos as capitais.

Na Espanha a cultura em geral é muito estimulada, tem vários horários e dias da semana que todos podem visitar museus e castelos gratuitamente. Em Portugal a prática é possível apenas para residentes, existe um domingo por mês. Não por acaso, a Espanha brindou o mundo com grandes expoentes artísticos ao longo dos anos.

Na Espanha o transporte público é muito bom, de última geração, bem planejado. Isto possibilita à população locomoção confortável e ágil, para todos os destinos. Em Portugal, apesar de necessitar cobrir uma distância territorial bem menor, por diversas razões (greves e paralisações de trabalhadores frequentes), o serviço torna-se deficiente.

As praias em Portugal são lindíssimas, porém ventosas e com água muito gelada. Na Espanha a temperatura da água é bem mais agradável, tendo também sua própria beleza natural.

Na minha visão como brasileira e baseada nas minhas experiências vividas nestes dois países, a Espanha me agrada mais. Por aqui minha família é mais feliz, existe menos preconceito, o país tem mais oportunidades, é mais moderno e, por fim, diria ser uma mistura de Europa e Estados Unidos. Portugal é mais tradicional e apegada ao passado.

É muito gostoso viver nesses países. O clima é muito bom e, de fato, você aprende as diferenças entre as estações do ano, que por aqui são bem definidas. As culturas de ambos são lindas e os países também. É muito gostoso ter novas experiências.

Por favor faça comentários

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *