Embora não tenha nada a ver com o Santo, o dia 23 de abril também é comemorado no Dia do Livro. Começou a ser celebrado em 7 de outubro de 1926 em comemoração ao dia do nascimento de Miguel de Cervantes, ainda que depois a festa foi transferida para o dia 23 de abril, o dia de sua morte.


Entenda como é a Dia de Sant Jordi na catalunha. O dia de São Jorge comemora a morte de Jorge de Capadócia em 23 de abril de 303. Na Espanha são as comunidades autónomas de Aragão e da Catalunha, bem como as cidades de Alcoy e Bañeres (Alicante ), Cáceres, Golosalvo, Madrigueras (os dois últimos da província de Albacete), Lucena (Córdoba) e Santurce (Biscaia). Em 1995, a UNESCO proclamou, por meio da Resolução 3.18 adotada pela Conferência Geral em sua 28ª sessão, 3 em 23 de abril como o Dia Mundial do Livro.

Ramblas em Barcelona no dia de San Jordi

Este é Sant Jordi, a tradição que marca a chegada do dia mais romântico do ano para os catalães.
Mais uma vez, as ruas estarão impregnadas com o cheiro de rosas e livros. Centenas de pessoas curiosas virão às avenidas principais para desfrutar de um dos dias com as atrações mais turísticas e locais. Floristas venderão buquês sem parar e a indústria de livros alcançará seu pico hoje no dia mais emocional para os escritores. Sant Jordi é o santo padroeiro da Catalunha desde o século 15 e, de acordo com a festa popular, os homens devem dar uma rosa às mulheres e este é um livro para o seu parceiro.

Os casais caminham alegremente pela mão. As mulheres usam uma linda rosa vermelha e os homens olham para um livro que eles acabaram de dar. As praças de todas as cidades e cidades da Catalunha estão cheias por um dia com barracas coloridas nas ruas. Você respira amor e cultura. Este é Sant Jordi, a tradição que marca a chegada do dia mais romântico do ano para os catalães.

Rosas são distribuidas para as mulheres

Entenda a lenda: O dragão e a princesa

Diz a lenda que, uma vez na pequena cidade de Montblanc, na Conca de Barberà, um dia apareceu um dragão maligno que aterrorizou os vizinhos. Estes, para evitar que seus ataques se tornassem um massacre, decidiram que atrairiam muito a população e dariam ao dragão uma pessoa por dia.

Cedo a filha do rei foi escolhida e, quando ia ser devorada pelo monstro, um valente cavaleiro chamado Sant Jordi interpunha-se entre eles. O hidalgo lutou contra o dragão e o matou. Do seu sangue saiu uma roseira, da qual Sant Jordi levou a flor mais bonita e entregou-a à princesa. Este dia comemora a morte do Santo, que ocorreu no ano 303.

Vem dai a tradição de que os homens dão uma rosa aos seus parceiros ou amigos, companheiros e familiares.

Flores para todos os gostos

Há uma década, a criatividade tomou conta de alguns floristas para deixar de lado a venda de rosas vermelhas convencionais, embora esses ainda sejam os mais vendidos. Alguns comerciantes optaram por rosas feitas de madeira, plástico ou papel, e para cores como rosa, amarelo ou azul. Com glitter, pontas personalizadas, fitas originais ou banhadas com uma variedade de perfumes. Você pode encontrar todos os tipos de personalizações. Na verdade, é uma afirmação que oferece a possibilidade de escrever o nome do destinatário em uma das pétalas.

Em 2018, mais de seis milhões de flores foram vendidas e espera-se que este ano os números se repitam.

Por favor faça comentários