COMO ALUGAR CASA OU APARTAMENTO
Para alugar uma casa ou apartamento na Espanha é necessário: entrar em contato com uma imobiliária ou com o proprietário do local.
Coisas importantes a terem em conta:
Nos últimos anos houve um aumento de golpes em relação ao aluguel, assim que, sempre recomendamos que o aluguel seja através de uma imobilário ou de uma pessoa de extrema confiança.
Outros fatores importante:
Analizar bem o contrato de aluguel que te ofereçem.
Proprietário:
Importante que o proprietário também tenha suas obrigações com a documentação do apartamento, tal quais:
-Certificado energético da vivenda
-Cédula de habilidade
-Documentos que demostrem e certifiquem que o local é dele, normalmente é a escritura da casa e o recibo do IBI.
Que você irá precisar para alugar uma casa ou apartamento:
-DNI ou pasaporte-3 últimas nóminas, contráto de trabalho (o última declaração de IRPF em caso de autônomos)-Fiança de 2 a 3 meses-Aval bancario (opcional)
Caso você esteja irregular na Espanha e queira alugar um apartamento, este procedimento é bem mais difícil. Será necessário entrar em contato diretamente com o proprietário, porém terás que pagar mais tempo de fiança, podendo chegar até 12 meses de antelação. Lembrando, tenha muito cuidado que existem um grande aumento referente a golpes relacionados ao aluguel principalmente em Madrid, Barcelona e Valência. Também fique de olho que estes golpes acontecem muito mais com imigrantes irregulares na Espanha.
O Viver na Espanha não fornece serviço de rendamento.
COMO COMPRAR CASA OU APARTAMENTO
Comprar um imóvel na Espanha pode ser uma opção inclusive para se regularizar. Terás visto de investidor, podendo morar e viver no país legalmente. O investimento que o governo solicita para este visto é de quinhentos mil euros.
Se você é residente na Espanha e queres investir em um imóvel, segue as dicas.
Estabeleça um orçamento: que você possa pagar mensualmente a financiação, nunca superior a 30% de seu ingresso neto.
Peça hipotécanos bancos espanhois, cada banco tens suas burocracias e financiações, assim como os juros, investigue antes de pedir financiação.
Pague o imóvel à vista: é uma opção.
Aluguel com direito a compra: esta opção existe, e varia conforme muito do proprietário, normalmente se dá uma entrada grande e todos os anos de aluguel somam no valor total da compras.
Escolha bem a imobiliária ou o vendedor.
Reserve dinheiro para a parte burocrática: Paga as taxas da transação e os impostos , toda a tramitação de documento é um valor alto de inversão, cartório, impostos, transição etc…
Ao comprar uma casa em Espanha, os gastos principais são o Impuesto sobre Transmisiones Patrimoniales (ITP) e o IVA, Plusvalia Municipal, gastos de notário, gastos de registo do imóvel no cadastro e outros gastos relacionados com o crédito habitação.
Dicas extras:
As casas usadas estão com os valores mais em conta, é um valor um pouco mais acessível que os imóveis novos.
As casas e apartamentos em planta, ainda a serem construidas, também temu m valor em conta. Mas atenção escolha construtores reconhecidos e importantes, porque pode que a obra não aconteça e você perde o dinheiro investido.
O Viver na Espanha não fornece serviço de compra de casa.
Para consultar valores de imóveis na Espanha te recomendo visitar estes dois sites mais populares para você ter a média de valores na cidade correspondente que você gostaria de morar ou comprar.
COMO ALUGAR UM QUARTO
Esta é uma prática bem comum por aqui. É uma experiência bem legal, já passei por isso e recomendo.
Normalmente se aluga um quarto individual em um apartamamento, mas tem gente que compartilha o quarto também. As áreas comum de divisão, são a sala, cozinha e banheiro, onde se intercambiam experiências e costumes. Normalmente as casa tem regras de convivencia e higiene.
Os valores variam nas grandes ciudades de 300 a 450 euros por quarto.
Minhas dicas são:
Se estas como estudante, normalmente onde você estudará tem cartazes de aluguel de quartos dos próprios estudantes.
É super interessante viver com outras nacionalidades, é um intercambio de cultura muito enriquecedora, principalmente com as pessoas que falam espanhol ou inglês.
No inicio da tua vinda a Espanha te recomendo você não compartilhar apartamentos com Brasileiros, isso prejudica tua melhora no idioma e adaptação a nova cultura e idiomas.
O Viver na Espanha te ajuda a encontrar um quarto em Madrid para você chegar tranquilamente e se hospedar.
Por favor faça comentários