O planeta estava pedindo a gritos que parássemos.

Madrid estava a cada dois por três com restrição no trânsito por conta da poluição. Cada um de nós pensávamos em voz alta: não posso parar! 

Então, como num filme onde a realidade supera a ficção,  o inimigo invisível da população mundial, o tal Coronavírus, apareceu e, opa, todos paramos!

Estamos escondidinhos dentro de casa, só podemos sair para as compras essenciais: alimentação e medicamentos. As ruas estão desertas, os bares, restaurantes, cines, teatros, centros comeciais, tudo está fechado. Madrid fica em casa!

Mesmo não entrando nas cifras escalofriantes de contágios e mortes, é desgarrador, rasga o coração!

Eu parei, tu paraste, ele parou, nós paramos. Só não parou o aplauso diario das 20h a todos os guerreiros que estão à frente da batalha sem armas nem equipamento adequado, deixando literalmente a pele, família e tudo o que é seu para levar um sopro de alívio aos que estão doentes.

Um dos melhores sistemas de saúde do mundo expõe aos seus profissionais sem a proteção adequada diante do inimigo invisível, obrigando a escolher quem “merece” o respirador artificial, ou seja, escolhendo quem vive e quem não… É o protocolo perante a falta de material…

A festa parou em Madrid, mas a solidariedade arregaçou as mangas, empresas e particulares estão confeccionado máscaras e vestimentas para os profissionais da saúde.

Milhões e milhöes de euros estão sendo doados para a luta contra o inimigo invisível.

Eu fico em casa, tu ficas em casa, nós ficamos em casa por todos aqueles que amamos. Agora temos tempo para conversar com o marido, com os filhos, com os vizinhos. 

A tecnologia nos aproxima, nos permite ver a pessoa que está do outro lado da telinha, mas não dá o calor do abraço.

Tchau, março de 2020! Bem-vindo abril e que “tus aguas mil” lave o nosso rosto e as nossas penas, afogando ao inimigo invisível para sempre.

Regina Storniolo, 35 anos vivendo na Espanha.
Professora de Português e Membro da Atividades Brasileiras em Madrid

Por favor faça comentários

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *