Apesar de levar a fama, 58.6% dos espanhóis afirmam não dormir a siesta nunca, enquanto apenas 18% às vezes tiram um cochilo depois do almoço de acordo com uma pesquisa recente.

Vale lembrar que a siesta não é originalmente da Espanha, e sim da Itália porém a Espanha foi romanizada durante sete séculos e os espanhóis adquiriram o modo de vida e a mentalidade de seus conquistadores, transformando seus costumes e sua cultura.
A palavra siesta provem do latim “sexta”
Os romanos paravam para comer e descansar na sexta hora do dia, se levarmos em conta que eles dividiam períodos de luz de 12 horas, então a sexta hora corresponde na Espanha ao período entre 1 de tarde (no inverno) e 3 horas da tarde (no verão).

Entre as décadas de 1980 e 1990, a NASA realizou um estudo com pilotos de avião para descobrir se a sesta realmente tinha tantos benefícios como falavam. Eles dividiram dois grupos de pilotos: os que tiravam uma soneca de 40 minutos por vários dias e outro grupo que não. Com isso, eles puderam constatar que a atividade cerebral dos pilotos que dormiam era muito melhor e mais ágil do que aqueles que não tinham dormido.

Um cochilinho básico

Diferentes estudos recomendam tirar um cochilo entre 20 e 30 minutos. Este é o momento ideal para reduzir a sonolência, promover o estado de alerta, melhorar o funcionamento cognitivo, os tempos de reação e o humor. Além disso, um cochilinho depois do almoço também é bom para reduzir a pressão arterial, o que ajuda o coração.

Recentemente dois espanhóis criaram um canal de internet chamado Napflix , idealizado para reivindicar os benefícios da siesta e que cujo objetivo é dar uma mãozinha para aqueles que encontram dificuldades em conciliar o sono. É uma plataforma insuportável, aborridíssima, absolutamente soporífera que te ajudará a dormir!

Nas pequenas cidades da Espanha é tradicional a “siesta” que normalmente é de 14h até 17h aproveitam também para dormir e comer. Nas grandes cidades o pequeno comércio de barrio também fecham, porque assim o funcionário que normalmente é o dono do estabelecimento pode descansar e não trabalha excessivas horas no dia.

E tu faz a siesta?

Por favor faça comentários

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *