Você têm dupla cidadania Espanhola e Brasileira. Você decidiu vir morar na Espanha? Segue aqui o nosso passo-a-passo, que você deverá fazer para que tudo saia bem.
Você sabe o que é a dupla cidadania? É quando você tem o direito de ter uma cidadania diferente de onde você nasceu! No caso você nasceu no Brasil e é brasileiro ou brasileira de nascimento, e alguns outros países dão a possibilidade de você receber a cidadania paterna ou materna.
Cada pais tem a sua legislação e em cada momento político e de relações exteriores esta legislação pode mudar. Por exemplo, a Espanha te concede a cidadania espanhola a todos os filhos de espanhóis e em alguns casos a netos. Você não perde a sua cidadania Brasileira por ter a cidadania Espanhola, os países têm acordo .
Neste caso é muito importante ter a certidão de nascimento do familiar Espanhol, pai / mãe, avó ou avo. Ou seja você precisará do original desta certidão emitida no Cartório onde ele / ela nasceu. Aqui são os “Juzgados”.
É necessário pedir horário no consulado espanhol no Brasil para apresentar a certidão e todos os formulários e demais documentos que solicitam. Tendo em conta, que não conhecem a família sempre pedem os documentos espanhóis e os brasileiros de todos os interessados.
Já com esta cidadania espanhola reconhecida e o passaporte espanhol feito para vir para Espanha, você poderá escolher vir para passear e com o passaporte você entrará como espanhol diretamente pelo controle de passaporte espanhol, sem passar pelo controle imigratório.
Você poderá vir morar aqui e para isso você precisa avisar o consulado espanhol que você virá morar aqui ou simplesmente fazer seu documento de identidade espanhol o DNI – “Documento Nacional de Identidad”.
Vindo somente para fazer o DNI (que tem data de vencimento) o consulado te dará uma cópia da tua certidão de nascimento consular específica para o DNI, com teu nome e dados espanhóis e um comprovante de residência no brasil. O que eles chamam de “empadronaminento”
Importantíssimo, você precisa informar se virá para morar ou somente para fazer o DNI, pois para as duas viagens os documentos que o consulado te dará serão diferentes e imprescindíveis para apresentar aqui para a polícia.
No Brasil você precisa:
1.Solicitar para o consulado Espanhol no Brasil a documentação necessária para adquirir tua cidadania espanhaoa
2.Reunir os documentos necessários para apresentar no consulado Espanhol do Brasil, todos reconhecidos em cartório
3.Solicitar hora e agendamento no consulado Espanhol no Brasil para pedir sua cidadania
4. Avisar ao consulado que você virá morar na Espanha, caso esta informação proceda ou dizer que virá a Espanha fazer teu DNI ( nosso RG no Brasil)
Quando você vier morar aqui na Espanha, você precisa avisar no consulado e confirmar todos os documentos para apresentar aqui, tanto na prefeitura como na polícia.
O consulado te dará: a cópia da tua certidão de nascimento consular especifica para o DNI (não serve qualquer cópia), a baixa consular (dizendo que você já não morará no Brasil e que você morava até este momento) é importante ter o passaporte em dia e trazer umas fotos 3X4 com fundo branco.
Observação: Caso você só venha fazer o DNI

Na Espanha você poderá fazer o DNI e seu endereço constará como o brasileiro.
Na Espanha você precisará:
1.Solicitar hora para marcar o empadronamiento
2.Solicitar hora na policia nacional para agendar o DNI
3.Solicitar agendamento na prefeitura ( ayuntamiento)
O consulado te dará: a cópia da tua certidão de nascimento consular especifica para o DNI (não serve qualquer cópia), a baixa consular (dizendo que você já não morará no Brasil e que você morava até este momento) é importante ter o passaporte em dia e trazer umas fotos 3X4 com fundo branco.
Aqui na Espanha você precisará de um endereço, pois em primeiro lugar você se apresentará na prefeitura e levará o documento de baixa consular e o atual endereço, é importante que você tenha algum contrato de compra ou aluguem ou que o proprietário te acompanhe para poder fazer o “empadronamiento” , aqui eles vão pedir o DNI, explique que você ainda não o possui e necessita do “empadronamiento” para fazer. Eles farão um provisório para a solicitação do DNI e quando você tiver o DNI você voltará para pegar o definitivo.
São idas e vindas necessárias para a organização dos primeiros documentos.
Com o documento da prefeitura e os documentos do consulado você irá na Policia Nacional solicitar o DNI. Eles farão um registro da tua digital e normalmente pedem 07 dias para comprovar que você nunca fez um DNI, visto que é um documento obrigatório desde os 14 anos se você vier após esta idade eles precisam confirmar que não possuem nenhum registro seu aqui.
Você volta na Policia Nacional e após esta confirmação eles fazem o seu primeiro DNI.
Com este documento em mãos você voltará na prefeitura para pegar o “empadronamiento” oficial, e a partir de este momento você já será um cidadão espanhol com todos os direitos e deveres.
O “documento nacional de identidad” tem prazo de validade, que muda de acordo com a idade do proprietário. Varia de 02 até 10 anos para sua renovação. Sendo obrigatória a renovação em todo território nacional. Um documento vencido dá multa.
É importante você verificar a agenda para a solicitação do primeiro documento, pois tanto aqui como nos consulados os órgãos públicos estão trabalhando com a agenda eletrônica, via internet.
Dá um pouco de trabalho, porém este passo-a-passo te ajuda na organização em toda esta burocracia, necessária para ter toda a sua documentação em dia.
Boa sorte e mãos a obra.
Por favor faça comentários