Estes são os passos iniciais para a troca de carteira de motorista do Brasil para a Espanha, mais conhecido como canje.

Saiba mais aqui: https://www.vivernaespanha.com/canje-como-trocar-a-carteira-de-motorista-brasileira-pela-espanhola/

Site da DGT – Direção geral de trânsito http://www.dgt.es/es/

Video no youtube – Viver na Espanha

Requisitos

Estar vivendo legalmente na Espanha com a carteira de motorista do Brasil com a validade vigente e não ter nenhum processo jurídico com as leis brasileiras envolvendo sua carteira.

  1. Para iniciar o procedimento, a primeira coisa a fazer é solicitar uma “cita” hora marcada para troca de carta de condução.
  2. Certifique-se de solicitar a opção “Troca de cartas de condução”. Ao fazer a solicitação, marcaremos uma consulta em nossos escritórios por um dia.

Independentemente de se vai entregar a documentação física ou online, é imprescindível que solicite esta entrevista, uma vez que com este pedido terá início o processo de verificação da equivalência e autenticidade das cartas de condução que pretende trocar com o seu país de origem. Para continuar com a troca, a validade de sua licença deve ser confirmada pelas autoridades do país que a emitiu. É por isso que muitas vezes os prazos são alongados.

  1. Confirmação da troca. Depois de verificar neste site que já confirmou a troca de sua licença por seu país, você pode continuar com o processamento de sua licença. Será considerado confirmado se o status que aparece em sua inscrição for: RESPONDIDO.

O procedimento pode ser encontrado em um dos seguintes estados:

PENDENTE: o país do requerente ainda não respondeu ao pedido de informação apresentado.
RESPOSTA: o candidato poderá comparecer no dia indicado, sem indicação da concessão da permuta.
REJEITADO: o país do solicitante indica que não possui dados sobre o mesmo.

Uma vez que as verificações pertinentes tenham sido realizadas, você deverá fornecer a seguinte documentação:

Carteira de habilitação estrangeira válida para troca.
Identificação do interessado: original em vigor para comprovar a identidade: DNI, cartão de residência ou passaporte válido.
Acreditação de residência: cartão de residência válido.
Acreditação de que você não residia na Espanha quando a autorização para troca foi obtida:
Se você possui um DNI e a nacionalidade espanhola foi obtida no seu país antes de residir na Espanha, você deve apresentar um Certificado de Registro e Cancelamento Consular emitido pela Embaixada Espanhola do país onde obteve a autorização.
Caso contrário, você deve fornecer um dos seguintes documentos:
Cartão de residência, estudante ou comunidade.
Certificado de inscrição no cartório de registro estrangeiro.
Se você tinha um Cartão de Residência antes de obter o DNI,

Exame psicotécnico, emitido por Centro de Reconhecimento de Motoristas autorizado. http://www.dgt.es/es/seguridad-vial/centros-colaboradores/centros-de-reconocimiento-de-conductores/

Taxa corresponde paga

Custo

A troca e posterior emissão da carta de condução espanhola com a homologação de todas as autorizações de condução que possui na sua carta exige o pagamento da seguinte taxa:

Para trocas de licenças que não requeiram testes, em geral as licenças que incluem apenas autorizações para conduzir veículos dos tipos A1, A, B, B + E – Motos, automóveis e veículos ligeiros:
A taxa de 2,3 de 28,30 euros
Para trocas de licenças que exigem testes, geralmente autorizações que incluem autorizações para dirigir veículos do tipo C ou D – Caminhões e Ônibus:
A taxa de 2,1 de 92,20 euros

Fonte:

https://sede.dgt.gob.es/es/permisos-de-conducir/canje-permisos/canje-permisos-extranjeros/canje-permisos-con-convenio/index.shtml?Brasil

Por favor faça comentários

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *