O ranking das melhores instituições de ensino superior realizado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) através de uma iniciativa do Webometrics Ranking of World Universities.
Os critérios em que se baseia essa classificação para quantificar e catalogar as melhores universidades espanholas estão relacionados com à relevância de pesquisas, menções ou referências em publicações, entre outros.
No nível global, a classificação é liderada pelas universidades de Harvard e Stanford, que ocupam a primeira e a segunda posições, respectivamente. A nível europeu, as universidades britânicas ocupam as primeiras posições, com Oxford e Cambridge liderando a lista.
Vale lembrar que as 15 universidades do ranking são todas públicas. De acordo com a última lista oferecida pelo CSIC, estas são as 15 melhores universidades da Espanha:
1 – Universidade de Barcelona

A Universidade de Barcelona ocupa o primeiro lugar entre as melhores universidades da Espanha e ocupa o posto 35º a nível europeu e 140º a nível mundial. Foi fundada em 1450 e é considerada uma das universidades mais importantes da Espanha e a que possui o maior número de alunos, 80 mil alunos. É membro da Liga de Universidades Europeias de Pesquisa (LERU).
Segundo o ranking das universidades Espanha 2019 do El Mundo destaca-se em: belas artes, biologia, ciências ambientais, ciências da atividade física, educação social, enfermagem, farmácia, física, história da arte, magistério de educação infantil, magistério educação primária, matemática , medicina, nutrição e dietética, psicologia e química.
2 – Universidade de Valência

A Universidade de Valência ocupa a posição de segunda melhor universidade espanhola segundo o CSIC. É uma das universidades mais antigas da Espanha, fundada em 1499 sob o nome de Estudi General. Participa ativamente de múltiplas iniciativas científicas e tecnológicas internacionais e está entre os quatro universidades mais destacadas na Espanha no campo de I + D + i.
Segundo o ranking das universidades Espanha 2019 do El Mundo destaca-se em: fisioterapia.
3 – Universidade Autônoma de Barcelona

A Universidade Autônoma de Barcelona, foi criada em 1968, a maioria de seus centros de ensino acadêmicos e serviços extra-acadêmicos estão no Campus Bellaterra localizado em Sardañola del Vallés, (Barcelona). Também possui centros de ensino em Sabadell, San Cugat del Valles, Manresa e na cidade de Barcelona.
O próximos cursos de formação acadêmica que abrirá será o de Comunicação de Organizações, Comunicação Interativa e Contemporary World Studies, ministrado em inglês.
Segundo o ranking das universidades Espanha 2019 do El Mundo destaca-se em: biologia, biotecnologia, ciências ambientais, ciências políticas e administração, comunicação audiovisual, economia, educação social, jornalismo, língua inglesa, filologia hispânica, finanças e contabilidade, física, história, história da arte, magistério de educação infantil e magistério de educação primária, matemáticas medicina, psicologia, publicidade e relações públicas, química, terapia ocupacional, tradução e interpretação e veterinária.
4 – Universidade de Granada

A Universidade de Granada é uma universidade com sede em Granada e com campus nas cidades de Ceuta e Melilla, o que a torna a única universidade europeia com dois campus na África. É a quarta universidade em Espanha por número de estudantes, é membro do Grupo de Coimbra e Campus de Excelência Internacional, ademais de ser um dos destinos preferidos dos estudantes de Erasmus.
Segundo o ranking das universidades Espanha 2019 do El Mundo destaca-se em: ciências e tecnologia dos alimentos, ciências da atividade física, história, engenharia informática, odontologia, relações laborais e tradução e interpretação.
5- Politécnica de Madrid

A Universidade Politécnica de Madrid é considerada a melhor universidade de Madrid. Situada na cidade universitária de Madrid e com instalações em vários locais em Madrid (Cidade Universitária, Campus Sul em Vallecas, entre outros) e Boadilla del Monte.
Suas 18 escolas e faculdades desenvolvem um treinamento eminentemente prático, que combina ensino e pesquisa para seus 37.600 estudantes.
Segundo o ranking das universidades Espanha 2019 do El Mundo destaca-se em: arquitetura, biotecnologia, ciências da atividade física, edificação, engenharia agrícola, engenharia civil, engenharia de sistema de comunicação, engenharia de tecnologia industrial, engenharia elétrica, engenharia informática, engenharia mecânica, engenharia tecnologia de telecomunicação e engenharia telemática.
6 – Universidade Autônoma de Madrid

Fundada em 1968, a universidade Autônoma de Madrid está consolidada em colaborar com centros estrangeiros, assumindo um compromisso de internacionalização, com disciplinas em inglês e mestrados universitários Erasmus Mundus.
De acordo com o ranking de universidades Espanha 2019 do El Mundo, destaca-se em: biologia, ciências ambientais, ciências politicas e de administração, direito, economia, enfermagem, estudos ingleses, filologia hispânica, física, história, história da arte, matemática, psicologia, química e terapia ocupacional.
7 – Universidade Politécnica de Catalunha

A Universidade Politécnica de Catalunha é uma universidade pública da Generalitat da Catalunha, especializada nas áreas de engenharia, arquitetura e ciência.
Possui centros e instalações em Barcelona, Casteldefels, Manresa, San Cugat del Valles, Tarrasa, Villanueva e Geltrú e Igualada.
Segundo o ranking das universidades Espanha 2019 do El Mundo destaca-se em: arquitetura, edificação, engenharia civil, engenharia de sistemas de telecomunicação, engenharia de tecnologia industrial, engenharia eléctrica, engenharia informática, engenharia mecânica, engenharia tecnologia de telecomunicação, engenharia telemática, odontologia e óptica e optometria.
8. Universidade de Zaragoza

Fundada em 1542 a Universidade de Zaragoza é um centro de ensino superior distribuído geograficamente entre os campus de Zaragoza, Huesca, Jaca, Teruel e La Almunia de Dona Godina, todos eles na comunidade autônoma de Aragón. Promove a mobilidade de seus alunos com os programas Sócrates, Erasmus e Americampus.
Segundo o ranking das universidades Espanha 2019 do El Mundo destaca-se em: ciências e tecnologias dos alimentos, ciência da atividade física, história e veterinária.
9 – Universidade Politécnica de Valência

Fundada em 1968, a Universidade Politécnica de Valência possui mais de 1.000 acordos de intercâmbio com universidades europeias e latino-americanas, Austrália, Canadá, China, EUA e Japão, que permitem que seus alunos permaneçam entre três e 10 meses no exterior. Como novidade, o próximo curso ensina a graduação em Tecnologia Digital e Multimídia.
Segundo o ranking das universidades Espanha 2019 do El Mundo destaca-se em: arquitetura, belas artes, biotecnologia, ciência e tecnologia de alimentos, edificação, fisioterapia, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia informática, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia de tecnologia industrial e engenharia de telecomunicação.
10 – Universidade de Sevilla

A Universidade de Sevilha, juntamente com a Universidade Pablo de Olavide compõe a universidade pública de Sevilla. É a segunda universidade presencial em número de estudantes na Espanha com 72 mil alunos e ensina 67 cursos acadêmicos, 32 programas de doutorado e 88 de mestrados.
Segundo o ranking das universidades Espanha 2019 do El Mundo destaca-se em: arquitetura, edificação, filologia hispânica, finanças e contabilidade, história, historia da arte, engenharia agrícola, óptica e optometria e publicidade e relações públicas.
11- Universidade Pompeu Fabra

Fundada em 1990 a Universidade Pompeu Fabra ocupa a décima primeira posição das melhores universidades da Espanha e está situada em Barcelona, na Catalunha. Está entre as 200 melhores do mundo, de acordo com a classificação acadêmica das universidades, e é uma das universidades jovens que mais progride em todo o mundo. Em 2010, a universidade obteve a distinção de Campus of International Excellence.
Segundo o ranking das universidades Espanha 2019 do El Mundo destaca-se em: administração de empresas, ciências politicas e de administração, comunicação audiovisual, direito, finanças e contabilidade, jornalismo e relações laborais.
12. Universidade de Murcia

A Universidade de Murcia foi fundada em 1915. Para promover a internacionalidade dos seus alunos, mantém acordos de colaboração com universidades europeias (através do programa Erasmus+, também para estágios), nos Estados Unidos, América Latina e Ásia. Seu corpo docente também contam com a oportunidade de formar-se no exterior.
Segundo o Ranking das universidades Espanha 2019 do El Mundo destaca-se em: relações laborais e veterinária.
13 – Universidade do País Vasco

Fundada em 1980 a Universidade do País Vasco está articulada em 3 campus Vizcaya, Guipúzcoa e Álava. É pioneira na formação dual universidade-empresa, um modelo educacional que combina os processos de ensino-aprendizagem na empresa e na universidade de forma coordenada entre ambos e realizado sob o regime de alternância. Os cursos acadêmicos podem ser estudados em vasco ou em espanhol.
De acordo com o ranking das universidades Espanha 2019 do El Mundo, destaca-se em: belas artes, engenharia química e relações laborais.
14. Universidade de Cantabria

A Universidade de Cantabria foi fundada em 1972. Possui quinze centros de estudo distribuídos em três campus, Santander, Torrelavega e Comillas.
A Universidade da Cantábria obteve a qualificação como Campus de Excelência Internacional pelo Governo da Espanha em dezembro de 2014.
De acordo com o ranking das universidades Espanha 2019 do El Mundo, destaca-se em: enfermagem e engenharia civil.
15 – Universidade Complutense

A Universidade Complutense é a universidade pública mais antiga de Madrid fundada em 1822 e considerada uma das universidades mais prestigiadas da Espanha e do mundo de língua espanhola. É a terceira em números de alunos, com 71.806 alunos.
Sua oferta acadêmica abrange todas as áreas do conhecimento. Além dos 89 cursos acadêmicos, inclui 156 mestrados, 58 programas de doutorado e quase 200 títulos de experts e especialistas.
Dos oito vencedores espanhóis do Prêmio Nobel, sete estudaram ou eram professores da Universidade Complutense. Entre eles, os vencedores do Prêmio Nobel, Severo Ochoa e Santiago Ramón y Cajal, e o Prêmio Nobel de Literatura José Echegaray, Camilo José Cela, Vicente Aleixandre, Jacinto Benavente e Mario Vargas Llosa.
Segundo o ranking das universidades Espanha 2019 do El Mundo, destaca-se em: belas artes, biologia, ciência e tecnologia de alimentos, direito, enfermagem, estudos ingleses, farmácia, filologia hispânica, física, jornalismo, história , história da arte, engenharia química, magistério de educação infantil, magistério educação primária, matemática, medicina, odontologia, óptica e optometria, psicologia, química, trabalho social e veterinária.

Fontes:
Por favor faça comentários