Uma das festas mais populares e importantes da Espanha e celebrada em todos os lugares. Inicia com umas mini férias escolares, que começa na quinta-feira anterior a Sexta de Dolores (10 dias antes de páscoa). 

Neste período os trabalhadores costumam ter férias para conciliar com o calendário escolar, muitos aproveitam para viajar à suas cidades de origem (vulgo, pueblo, onde se costuma ter uma segunda casa familiar), onde aproveitam para descansar e desfrutar das tradições. 

Assim como no Brasil, aqui na Espanha a Semana Santa está marcada por procissões, atos religiosos e muitas tradições e devoção.

Em cada região se celebram diferentes atos com representações e desfiles. 

Páscoa na Espanha

Para muitos espanhóis, estes atos começam após o término do Carnaval, quando ínicia a quaresma (40 días antes do domingo de Páscoa), e tradicionalmente, seguem religiosamente (melhor dito) as missas dominicais da quaresma, preparam os trajes e ensaios para as procissões. 

Antigamente não estava permitido comer carne, e além disso havia necessidade de fazer jejum durante toda a quaresma para purificação, por isso ainda algumas pessoas seguem esta tradição.

Curiosamente para compensar esta perda calórica faziam muitas sobremesas bem doces a base de ovo, farinha e muito açúcar. 

Alguns destes doces se comem a cada nova Semana Santa:

Doces típicos da Espanha na Páscoa

Desta época saíram os principais doces tradicionais de Semana Santa, e alguns deles são de origem Arábe.

Dos mais tradicionais está Mona de Pascua, uma espécie de rosca doce, típico da região da Catalunia, que em sua versão mais tradicional está coberta de âmendoas laminadas e decorada com ovos de cores e brinquedinhos.

O segundo tão tradicional doce deste período são as torrijas que se parece muito a tradicional rabanada brasileira, feita com pão empapado de leite e especiarias, passadas ao ovo, fritas e logo passadas em açúcar e canela.

Ainda que seja uma festa religiosa, existem muitas tradições particulares paganas que se conversam com as religiosas, como na Rioja que os ministros da Igreja jogam balas e dinheiro aos fieis.

Em Jaén é costume pintar ovos e dar-los de presente.

Em algumas culturas se mantém as tradições que com a globalização cada vez mais aparece neste período na Espanha, como é o caso dos ovos de páscoa e o coelho, que simbolizam a fertilidade e a vida, estão relacionados por representar a esperança da vida e ressureição de Cristo.

Com o passar dos anos estas simbologías se tornaram também elementos de consumo, como são os chocolates em formas de ovos, os coelhos, patinhos e galinhas

Mesa decorada CajaenCaja
http://www.cajaencaja.com

A Semana Santa sem dúvida é uma época incrível, repleta de curiosidades e emoções para vivenciar entre todas as tradições que a Espanha tem para oferecer, um momento para descubrir todo seu encanto.

Feliz Semana, feliz día da ressureição, feliz día de Páscoa!

Alessandra Koch

Alessandra Koch – Event Planner – Caja en Caja Eventos

Brasileira, 14 anos na Espanha.

Eventos y decoración de fiestas creativas

Por favor faça comentários

1 Comment

  • Diana 12 abril, 2020

    Adrorei a decoração e texto feliz Pascua 🙏🏼😘❤

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *